Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ano Novo vida nova … « Rcav5's Blog

Ano Novo vida nova … « Rcav5's Blog


É a partir do nosso quotidiano que surge uma nova humanidade


FELIZ ANO NOVO!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cantinho das Reflexões: Como seria o mundo se...

Cantinho das Reflexões: Como seria o mundo se...: Como seria o nosso mundo... Se a palavra “perdão” não existisse? ........... Se o que ela significa não fizesse parte das...

É a partir do nosso quotidiano que surge uma nova humanidade . O período do Advento que culmina na liturgia do Natal pede que nos lembremos do Perdão ensinamento que é com uma viga mestra da pregação do Mestre Jesus protagonista principal do Natal ...meu sincero abraço pro velho Noel

sábado, 10 de dezembro de 2011

Um futuro viável para o mundo...

 ...exige que sua construção seja fundada na Amizade entre pessoas e Nações .  A Amizade construirá a Paz  no seio da a humanidade . Um mundo viável exige que seu futuro seja escrito com Amor que constoi verdadeiras Amizades .Vamos trabalhar esse futuro a partir de agora , sem demora ,  pois o que vem acontecendo mundo afora exige pressa ! No Blog Rcav5´Blog publiquei matéria sobre o assunto que  coloco a disposição pelo link :

A orígem da verdadeira Amizade … 

Quem segue esse Blog está interessado no assunto então mãos á obra , Até mais !

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Um grande Amigo nos deu ...

... um belo presente : palavras preciosas de um generoso Cardeal , o Amigo Dom Orani . Presente de Amigo se partilha quando foi dado com generosidade . Dom Orani , somos muito gratos !

O nascimento da nova Eva 








São Bernardo (1091-1153): Louvores da Virgem Maria - homilia 2



Alegra-te, Adão, nosso pai, e sobretudo tu, Eva, nossa mãe. Fostes ao mesmo tempo os nossos pais e os nossos assassinos; vós que nos destinastes à morte ainda antes de nos terdes dado à luz, consolai-vos agora. Uma das vossas filhas – e que filha! – vos consolará… Vem então, Eva, corre para junto de Maria. Qu...e a mãe recorra à sua filha; a filha responderá pela mãe e apagará a sua falta… Porque a raça humana será agora elevada por uma mulher.



Que dizia Adão outrora? “A mulher que me deste ofereceu-me o fruto da árvore e eu comi.” (Gn 3,12) Eram palavras más, que agravavam a sua falta em vez de a apagarem. Mas a divina Sabedoria triunfou sobre tanta malícia; aquela ocasião de perdoar que Deus tinha tentado em vão fazer nascer, ao interrogar Adão, eis que agora a encontra no tesouro da sua inesgotável bondade. A primeira mulher é substituída por outra, uma mulher sábia no lugar da insensata, uma mulher humilde tanto quanto a outra era orgulhosa.



Em vez do fruto da árvore da morte, ela apresenta aos homens o pão da vida; substitui aquele alimento amargo e envenenado pela doçura dum alimento eterno. Muda então, Adão, a tua acusação injusta em expressão de agradecimento e diz: “Senhor, a mulher que tu me deste apresentou-me o fruto da árvore da vida. Comi dele e o seu sabor foi para mim mais delicioso do que o mel (Sl 18,11), porque por este fruto me devolveste a vida.” Eis porque é que o anjo foi enviado a uma virgem. Ó Virgem admirável, digna de todas as honras! Ó mulher que temos de venerar infinitamente entre todas as mulheres, tu reparas a falta dos nossos primeiros pais, tu dás vida a toda a sua descendência

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O que vale na vida são ...

...os Amores, e os Amigos ... mas por vezes um objeto assume maior importância ... u´máquina que nos fez Amigo de muitos, e de nos mesmos . Máquina que nos conduziu por praias jamais pensadas para corações nunca sonhados ... uma ponte para sonhos ,e ilusões  ... mas vida , e saudade ! O primeiro partilhado por um Amigo ...  com Amigos ... segue para além do meu PC,  essa evolução maravilhosa da máquina de escrever  , que além de gravar o pensamento, o espalha pelo Planeta inteiro ... como nuvem de Amor . O primeiro me traz essses pensamentos ... já o segundo, atravez de lindíssimas paisagens, nos leva em um passeio pela carta de um sábio de imenso coração ... e maturidade . O primeiro devo ao Aloysio ... o segundo à Sivana ... chegaram juntos, e se uniram nessa postagem que espero agrade aos Amigos por ai afora ...que me dão a honra de me escutar . Até mais ! ...

... Juntem se a mim nesse silêncio,  e vamos assistir  esses pps .

e com eles aprender um pouco mais sobre a vida e a beleza de nossa casa ... esse planeta maravilhoso !

sábado, 27 de agosto de 2011

Vamos olhar a vida com otimismo...

... pois faz bem à saúde e dá sentido à vida ... `´e o que nos mostram as Monjas  Concepcionistas Franciscanas com o texto que me enviaram e que agora partilho com meus Amigos online ... por que : 

   
          









MUITO VERDADEIRO ..                       







Se vc estiver bem acordado(a)... passe para quem estiver dormindo...Eu estava quase dormindo...















O que é de fato significativo?





O filho que muitas vezes não limpa o quarto e fica vendo televisão, significa que...

está em casa!





A desordem que tenho que limpar depois de uma festa,

significa que...

estivemos rodeados de familiares e amigos!





As roupas que estão apertadas,

significa que...

tenho mais do que o suficiente para comer!





O trabalho que tenho em limpar a casa,

significa que...

tenho uma casa!





As queixas que escuto acerca do governo,

significa que...

tenho liberdade de expressão!





Não encontro estacionamento,

significa que...

tenho carro!





Os gritos das crianças,

significa que...

posso ouvir!





O cansaço no final do dia,

significa que...

posso trabalhar!





O despertador que me acorda todas as manhãs,

significa que...

estou vivo!



Finalmente pela quantidade de mensagens que recebo,

significa que...

tenho amigos pensando em mim!







Aproveitando a boa disposição de vocês ...publico esses dois pps que vieram junto com o  texto :

O primeiro vae aumentar a já enorme sabedoria dos caros Amigos :
Tantrychakra

O outro certamente vae lhes trazer muita saúde : Tecnologia do Abraço




Até mais Amigos .




























































segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mensagem de Ajuda completando ...

...minha mensagem anterior ... Mensagem de Conforto ... que para minha surpresa alcançou número recorde de aberturas de página ... revelou - me,  por esse motivo,  minha insensibilidade para o mundo real onde inúmeras pessoas sofrem .Publiquei a Mensagem  de Conforto pensando atingir,e confortar algumas pessoas que precisassem ...  agora publico essa Mensagem de Ajuda tentando passar para essas muitas pessoas Amigas algo que possa ajuda - las . Os Administradores de Blogs dizem que para cada 12 aberturas de página  , 30.000 pessoas podem ser atingidas ...então vocês que foram atingidos pela mensagem  somariam cerca de 22. 5000 pessoas a procura de conforto . Seguem os pps que penso podem ajuda- los ... me foram cedidos pelo Sérgio Camargos , a quem agradecemos , e creditamos todo o mérito da ajuda :
- Em primeiro será preciso lhes dar algumas dicas sobre a vida ...penso eu :

- Em seguida dicas sobre o melhor procedimento para ser feliz :
   - para ser mais feliz :
  - já que para ser feliz precisamos crescer ...seguem dicas para melhorarmos a nos mesmos :
 - e finalmente o fundamento da felicidade ... a auto estima. Disse o Senhor que nós devemos nos Amar 
   uns aos outros como Amamos a nós mesmos ... assim aprendamos a aumentar a nossa auto estima : 
Penso ser o que melhor posso fazer no momento ... no mais , coloco esse Blog a disposição de quem precisa de mais ajuda , até mais .

domingo, 21 de agosto de 2011

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pensamentos sobre a Amizade, e sobre o Amor , que ...

 ... retirei do mural do Facebook , onde chegou por gentileza da Amiga Cida  ... gostei , e como as condições estipuladas conferem , publico aqui , e no meu perfil . Cida , grato por essas tão belas palavras : 

Cida Souza

Dizem que amigos verdadeiros podem passar longos períodos sem se falar e jamais questionar essa amizade. Quando eles se encontram, independente do tempo e da distância, parecem que se viram ontem, e nunca guardam mágoas/rancor. Entendem que a vida é corrida, mas que você os amará PARA SEMPRE. Se você tiver pelo menos um amigo assim, copie isto e cole no seu mural, eles saberão quem são!!

Outra Amiga , Fernanda Guadalupe, publicou , no mesmo mural , palavras sobre Amizade e Amor . Não as retirei por que ambos não concordamos inteiramente com o escrito . Aqui  quero dizer sobre a minha divergência ...ligo Amor muito mais a destino . Explico : meu professor de Amor,  ensinou que devemos nos Amar uns aos outros como Ele nos Amou .. unindo seu destino ao nosso ,aceitando sua oferta de oferecer os nossos sofrimentos pelo irmão, junto com o dele, ao o Pai . Mas a humanidade ainda não compreendeu esse ensinamento ...Jesus ,o Mestre, pelo que sei , não falava de Amizade ...sòmente de Amor .
Sem a ajuda Dele nós chegamos perto, mas ficamos, quando muito, na Amizade ,que no auge se colore com a paixão, e fica parecida . Com Ele ,chegamos lá onde nos completamos, na sua Paixão , unindo destinos . Falta à humanidade esse suplemento de sentimento ...cuja carência nos coloca na encrenca que vivemos . Não desprezei as palavras publicadas pela Fernanda ... com as quais,  lembro ,  ambos não concordamos inteiramente ... pois são muito humanas , e como tal belas ! Seguem :

Fernanda Guadalupe



‎"Uma definição parcial da fronteira entre o amor e a amizade com a qual não concordo totalmente. Mas considero interessante, por isso creio que vale a pena ler. E partilho."- palavras da Ana Beatriz Silva, a quem pedi emprestado este post...


Fotos do mural   



A Fronteira Entre a Amizade e o Amor






Há na pura amizade um prazer a que não pode...m atingir os que nasceram medíocres. A amizade pode subsistir entre pessoas do mesmo sexo a diferentes, isenta mesmo de toda a materialidade. Uma mulher, entretanto, olha sempre um homem como um homem; e reciprocamente, um homem olha uma mulher como uma mulher; essa ligação não é paixão nem pura amizade: constitui uma classe aparte.


O amor nasce bruscamente, sem outra reflexão, por temperamento, ou por fraqueza: um detalhe de beleza nos fixa, nos determina. A amizade, pelo contrário, forma-se pouco a pouco, com o tempo, pela prática, por um longo convívio. Quanta inteligência, bondade, dedicação, serviços e obséquios, nos amigos, para fazer, em anos, muito menos do que faz, às vezes, num minuto, um rosto bonito e uma bela mão!






O tempo, que fortalece as amizades, enfraquece o amor. Enquanto o amor dura, subsiste por si, e às vezes pelo que parece dever extingui-lo: caprichos, rigores, ausência, ciúme; a amizade, pelo contrário, precisa de alento: morre por falta de cuidados, de confiança, de atenção. É mais comum ver um amor extremo que uma amizade perfeita.


O amor e a amizade excluem-se um ao outro. Aquele que teve a experiência de um grande amor descuida a amizade; e quem se esgotou na amizade ainda não fez nada para o amor.


O amor começa pelo amor, e só se passaria da mais forte amizade para um amor fraco. Nada se parece mais com uma viva amizade do que essas ligações que o interesse do nosso amor nos faz cultivar.






Jean de La Bruyére, in "Os Caracteres"Ver mais

De: Luís Galego
 O convívio com nossos semelhantes, seja conjugal , ou simples Amizade , carece de sofrer suas imperfeições ... do que,  sòzinhos,  somos pouco capazes ... então precisamos aprender a reza - los . Grato pela contribuição das duas Amigas para esse Blog da Amizade , bjs

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Tá decidido vou viver até os 110 anos ou mais ....

... seguindo os conselhos trazidos ao meu conhecimento pelo grande Amigo Francisco Henrique de Beauclair Guimarães a quem penhorados agradecemos . Depois de publicar : Tô velho ...que coisa boa ...  que ensina ...aceitação, desprendimento, sabedoria, tranquilidade ...agora vem as dicas de como viver mais ... ie ,envelhecer devagarinho  ...curtindo ...pois ... é coisa boa mesmo quando se chega à essa época com sabedoria . A Silvana nos ensinou a curtir ... agora o Francisco nos leva ao  Dr Mehmet Oz da Clínica do Dr Michael  Roizen que nos ensina como Retardar o Envelhecimento ...Grande !
Agora vamos aos fatos :


COMO RETARDAR O ENVELHECIMENTO






A especialidade do cirurgião cardíaco turco Mehmet Oz, de 47 anos, é retardar ao máximo os efeitos da idade em seus pacientes. Diretor do Programa de Medicina Integrada da Universidade Colúmbia, em Nova York, ele é consultor da famosa clínica antienvelhecimento do médico Michael Roizen, criador do conceito de que é possível manter o organismo mais jovem do que aponta a idade cronológica.






Oz e Roizen também assinam a quatro mãos uma série de livros de sucesso que ensinam como manter um estilo de vida que adia a velhice. O mais recente deles, You Staying Young (Você Sempre Jovem), lançado há um mês nos Estados Unidos, já vendeu meio milhão de exemplares. Nos últimos quatro anos, Oz se tornou uma celebridade ao participar de um quadro fixo no programa de TV da apresentadora Oprah Winfrey. Ele também apresenta documentários no Discovery Channel. Nos dois casos, dá dicas aos telespectadores sobre como viver mais com boa saúde.





BREVE BIOGRAFIA DO DR.OZ



Dr.Mehmet Oz, casado e pai de quatro filhos. Ele se formou da Harvard Univesity em 1982, depois fez mestrado e MBA na Universidade de Pennsylvania.



Ele é autor de mais de 350 publicações e vários livros. Em maio de 2005 estava na lista de New York Times Bestseller.





ENTREVISTA DA REVISTA VEJA:



"Veja - Existe uma fórmula para se manter jovem por mais tempo?



Oz - Sim.. Há catorze agentes principais envolvidos no envelhecimento. Sete retardam o processo, como os antioxidantes, e sete nos enfraquecem, como a atrofia muscular. É preciso manter esses agentes sob controle. O primeiro passo para alcançar esse objetivo é pensar não na possibilidade de ficar doente, mas na necessidade de manter o organismo saudável. Deve-se tirar o foco da prevenção dos males e direcioná-lo para a preservação da saúde. Se ninguém mais morresse de câncer e de doenças cardiovasculares, a expectativa de vida média do ser humano subiria apenas nove anos. Isso mostra que, para aumentar consideravelmente a expectativa de vida, não basta evitar doenças. É preciso cuidar do corpo para que ele não enfraqueça. Quando uma pessoa envelhece, doenças potencialmente fatais, como o câncer e o infarto, não aparecem de imediato. Antes que elas se instalem, o corpo torna-se mais frágil e vulnerável..



Veja - O que fazer para evitar que o corpo se torne frágil e vulnerável?



Oz - Meu novo livro, You Staying Young (Você Sempre Jovem, ainda sem previsão de lançamento no Brasil), trata exatamente desse tema. Os exercícios físicos são uma ferramenta essencial. Eles combatem o primeiro sinal do envelhecimento, que é a perda de força muscular. Outros recursos importantes são alimentar-se bem e meditar. Uma boa recomendação é a prática do tai chi chuan, exercício oriental que combina equilíbrio, coordenação motora e também meditação. Se todos adotassem essas medidas, a vida média da população poderia subir para 110 anos. Quanto à alimentação, não podem faltar nutrientes como o resveratrol da uva e o licopeno do tomate, que são poderosos antioxidantes. O principal, mas também o mais difícil, é controlar a quantidade dos alimentos. De qualquer forma, todo mundo deve comer um pouco menos do que tem vontade.



Veja - Fazer várias pequenas refeições por dia, como recomendam alguns médicos, faz bem para a saúde?



Oz - Deve-se comer de três em três horas. Se o intervalo é maior, a taxa de hormônio grelina, que estimula a fome, começa a subir. O problema é que, após uma refeição, ainda demora trinta minutos para que a taxa desse hormônio volte a baixar. Em conseqüência disso, acaba-se comendo mais do que se deveria. O mais importante, além de comer alguma coisa a cada três horas, é trocar as refeições grandes por pequenas, intercaladas por lanchinhos. Esse conceito não foi criado por mim. É o que mostram as pesquisas científicas.



Veja - O que o senhor considera refeições grandes e pequenas?



Oz - Uma refeição grande ultrapassa 1 000 calorias. Uma pequena tem, no máximo, 500. Quem consome por volta de 2 000 calorias diárias pode fazer duas refeições de 300 calorias cada uma e outra maior, de até 800. Os lanchinhos podem ter até 250 calorias.



Veja - O que deve ficar de fora do cardápio?



Oz - Existe uma regrinha fácil de ser usada, a regra dos cinco. Para isso, é preciso examinar o rótulo dos alimentos. Cinco ingredientes não podem estar entre os primeiros listados no rótulo. São eles: gorduras saturadas, gorduras trans, açúcar simples, açúcar invertido e farinha de trigo enriquecida. Dois desses nutrientes são gorduras, dois são açúcares. Os dois tipos de gordura podem estimular processos inflamatórios no fígado que forçam a produção de substâncias deletérias, como o colesterol. Também fazem com que o fígado fique menos sensível à insulina, aumentando o risco de diabetes. Os açúcares listados fazem mal por estimular a produção de insulina, o que aumenta o depósito de gordura corporal. O pior é que esses cinco itens são os mais comuns nas dietas atuais.



Veja - O cardápio básico do brasileiro, composto de arroz, feijão, carne e salada, é saudável?



Oz - A princípio, sim. Esse cardápio contém exatamente os nutrientes para os quais a digestão humana está preparada. Mas os brasileiros comem carnes muito gordas, o que é errado.. Antigamente, no mundo inteiro, quando os métodos de criação do gado eram mais simples, a porcentagem de gordura dos melhores cortes da carne bovina era, em média, de 4%. Hoje é de 30%. Outro problema dos hábitos alimentares do brasileiro é que ele come arroz em excesso, o que não traz nenhum benefício. Melhor seria adotar o arroz integral. Os alimentos integrais têm mais fibras, o que os mantém mais tempo no intestino e diminui a absorção de açúcar pelo organismo. Uma vantagem dos brasileiros é ter à disposição enorme variedade de frutas e vegetais maravilhosos, por preço razoável.



Veja - Os hábitos que o senhor propõe para prolongar a vida são relativamente simples, mas exigem controle estrito sobre as atividades do dia-a-dia. Como exercer esse controle?



Oz - A palavra-chave é automatizar. Ou seja, fazer desses hábitos uma rotina, sem precisar pensar muito neles. Acordar, escovar os dentes e passar o fio dental, para reduzir a quantidade de bactérias prejudiciais à saúde. Beber muito líquido ao longo do dia, principalmente água e chá verde. Dormir ao menos sete horas por noite. Durante o sono se produz o hormônio do crescimento, essencial mesmo para quem já é adulto, pois prolonga a juventude. Caminhar meia hora por dia e praticar exercícios que façam suar três vezes por semana. Meditar cinco minutos diariamente, o que pode estar embutido na prática de ioga ou tai chi chuan. Evitar alimentos que estejam na regra dos cinco, que mencionei anteriormente. Uma última coisa: estreitar o relacionamento com as pessoas próximas e abster-se de julgá-las. Em vez de julgar os outros, é melhor tomar conta de si próprio.



Veja - Abster-se de julgar os outros ajuda a manter a juventude?



Oz - Sim, da mesma forma que resolver situações de conflito. O conflito não traz nada de positivo. É apenas desgastante. Costumo recomendar a meus pacientes que procurem as pessoas com quem mantêm uma relação de animosidade e tentem resolver o impasse. Essa é uma atitude para o bem-estar próprio. Não há nada de altruísta nela. É uma atitude egoísta.



Veja - O que o senhor acha das dietas para emagrecer que surgem e viram moda a cada seis meses?



Oz - Essas dietas fazem sucesso, mas são péssimas para a saúde. A alimentação não deve ser encarada como uma maratona para a perda de peso. Uma dieta que tenha como chamariz o emagrecimento rápido não é confiável. Comer menos do que o corpo necessita é uma agressão à fisiologia. Ou seja, aos processos químicos que fazem o organismo funcionar. Quando a fisiologia é desprezada, os resultados das dietas são transitórios.



Veja - Por que o senhor recomenda cuidados com o jantar?



Oz - Na verdade, há uma única regra a observar: deve-se jantar pelo menos três horas antes de dormir. Deitar logo após a refeição facilita o acúmulo de gordura, principalmente na cintura. Além disso, comer muito tarde prejudica o sono.



Veja - O senhor recomenda beber muita água durante o dia.. Quanto se deve beber exatamente?



Oz - Deve-se beber uma quantidade suficiente para que a urina esteja sempre clara. Isso varia de um dia para o outro. Em dias quentes, sua-se muito e, por isso, é preciso beber mais água. Para quem não abre mão da cafeína, sugiro chá verde. Em lugar de quatro cafezinhos por dia, beba quatro copos de chá verde. Essa bebida concentra muitos antioxidantes e nutrientes bons para a saúde.



Veja - Muitos ambientalistas condenam o consumo de água engarrafada. Do ponto de vista da saúde, ela é melhor que a água da torneira?



Oz - Eu acho um erro beber água engarrafada. Há dois problemas principais com ela. O primeiro é que, se a garrafa plástica não for reciclada, pode contaminar os mares e os rios.. Isso prejudica o meio ambiente e, indiretamente, a saúde. O plástico das embalagens vai parar nos peixes que comemos. O resultado é que 97% das pessoas apresentam resíduos de plástico no organismo, o que interfere no sistema hormonal. Esses resíduos estimulam os receptores de estrogênio, o hormônio feminino. Em excesso, o estrogênio pode causar câncer e outros problemas. As toxinas contidas no plástico também aceleram o envelhecimento. O segundo problema é que, como a água engarrafada não apresenta vantagens com relação à água da torneira, trata-se de um desperdício de dinheiro.



Veja - O senhor recomenda exercícios físicos que provoquem suor. Exercícios leves são inúteis?



Oz - Essas recomendações visam à saúde cardiovascular. Para essa finalidade, apenas os exercícios moderados ou intensos, que fazem suar, apresentam benefícios. Mas os exercícios suaves e de baixo impacto têm valor. Mesmo a caminhada movimenta grandes músculos, como os das coxas e dos quadris, que consomem muita energia. Como o gasto calórico muscular é maior durante o exercício, a queima de calorias aumenta.



Veja - Os suplementos vitamínicos são criticados em muitos estudos científicos. O que o senhor acha deles?



Oz - Eles são eficazes, mas prometem mais do que cumprem. Na verdade, os médicos saem da faculdade sem conhecimentos suficientes sobre os suplementos e são forçados a tirar suas próprias conclusões. De modo geral, uma suplementação só é necessária quando as vitaminas não são obtidas naturalmente com a alimentação. Por outro lado, acredito que determinadas vitaminas podem melhorar a qualidade de vida e a longevidade. Entre elas estão as vitaminas A, B, C, D e E, além de cálcio, magnésio, selênio e zinco. A vitamina D é importantíssima, pois previne câncer e osteoporose. Principalmente nos países mais frios, onde a exposição solar é restrita, os suplementos são essenciais.



Veja - Além dos procedimentos já descritos nesta entrevista, o que mais o senhor faz para adiar o envelhecimento?



Oz - Minha receita principal de juventude é brincar com meus filhos.. Também procuro descobrir coisas novas todos os dias. Aprendo ao conversar com os outros e, apesar de ser muito assediado para responder a perguntas, por causa de minha atuação na TV, prefiro perguntar, saber como é a vida das pessoas, como elas trabalham. Isso faz minha mente exercitar-se.



Veja - Nos últimos anos, o aperfeiçoamento do tratamento clínico fez cair o número de cirurgias cardíacas. Essa é uma tendência em outras especialidades médicas além da cardiologia?



Oz - Sem dúvida. Os recursos clínicos tornaram-se mais eficazes tanto para a prevenção de doenças quanto para seu tratamento. Por isso, assim como na cardiologia, a cirurgia deixou de ser a primeira opção em outras áreas. Há poucos anos, quando o paciente machucava o joelho, ia direto para a sala de operação. Agora, ele vai para a sala de fisioterapia. Essa tendência também é evidente nos casos de diverticulite, uma inflamação do intestino, que passou a ser tratada com o consumo de fibras. O mesmo acontece com pacientes que apresentam doença arterial obstrutiva periférica. Antes eles iam para a faca. Agora, recebem como orientação deixar de fumar e caminhar. Mesmo que sintam dor num primeiro momento, essa é uma maneira de estimular o crescimento de novos vasos sanguíneos para substituir os danificados.



Veja - O senhor já esteve no Brasil. Como foi sua experiência no país?



Oz - Visitei o Brasil há muitos anos, quando ainda era estudante de medicina. Fui ao Rio de Janeiro e conheci o doutor Ivo Pitanguy. Também fiquei deslumbrado com as frutas brasileiras e com as lojas de sucos. Elas misturam frutas e outros vegetais, uma combinação pouco convencional. Conheci o açaí, que até hoje está no meu cardápio. Compro açaí em Nova York mesmo. É um dos alimentos com maior concentração de antioxidantes. Planejo voltar ao Brasil em meados do ano que vem para gravar um programa. Quero muito ir à Amazônia e conhecer as plantas medicinais da região."



Revista Veja

Então agora ...mãos a obra  ! Vamos seguir o mais possível esses sábios conselhos ...se não para prolonga - la ... ao menos para vive - la melhor  , e boa sorte para todos ... até mais !
















.







quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Tô velho ...que coisa boa ...

... aprendi isso com a Silvana Longen ... Amiga querida que deve gostar muito do Papai dela , bjs






Fala a minha Amiga :




Eu nunca trocaria meus amigos surpreendentes, minha vida maravilhosa, minha amada família por menos cabelo branco ou uma barriga mais lisa. Enquanto fui envelhecendo, tornei-me mais amável para mim, e menos crítico de mim mesmo. Eu me tornei meu próprio amigo .



Eu não me censuro por comer biscoito extra, ou por não fazer a minha cama, ou para a compra de algo bobo que eu não precisava, como uma escultura de cimento, mas que parece tão “avant garde” no meu pátio. Eu tenho direito de ser desarrumado, de ser extravagante.



Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que vem com o envelhecimento.



Quem vai me censurar se resolvo ficar lendo ou jogar no computador até as quatro horas e dormir até meio-dia? Eu Dançarei ao som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 60 & 70, e se eu, ao mesmo tempo, desejo de chorar por um amor perdido ... Eu vou.



Vou andar na praia em um short excessivamente esticado sobre um corpo decadente, e mergulhar nas ondas com abandono, se eu quiser, apesar dos olhares penalizados dos outros no jet set.



Eles, também, vão envelhecer.



Eu sei que eu sou às vezes esquecido. Mas há mais, algumas coisas na vida que devem ser esquecidas. Eu me recordo das coisas importantes.



Claro, ao longo dos anos meu coração foi quebrado. Como não pode quebrar seu coração quando você perde um ente querido, ou quando uma criança sofre, ou mesmo quando algum amado animal de estimação é atropelado por um carro? Mas corações partidos são os que nos dão força, compreensão e compaixão. Um coração que nunca sofreu é imaculado e estéril e nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito.



Eu sou tão abençoado por ter vivido o suficiente para ter meus cabelos grisalhos, e ter os risos da juventude gravados para sempre em sulcos profundos em meu rosto.



Muitos nunca riram, muitos morreram antes de seus cabelos virarem prata.



Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com o que os outros pensam. Eu não me questiono mais.

Eu ganhei o direito de estar errado.



Assim, para responder sua pergunta, eu gosto de ser velho. Ele me libertou. Eu gosto da pessoa que me tornei. Eu não vou viver para sempre, mas enquanto eu ainda estou aqui, eu não vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupar com o que será. E eu vou comer sobremesa todos os dias (se me apetecer).



Que nossa amizade nunca se separe porque é direito do coração!



Envie para seus melhores amigos, aguarde.

Fará bem para sua cabeça!!!

Dilma , ouça a sabedoria dos antigos ... entre eles os que já venceram em suas escolhas ,e agora livres de carreirismos , baboseiras , etc  ... estão em condições de ajudar . Não faça como o Absolutamente Intutelável que acabou se ferrando , e a nós com Ele . Seja você também Sábia , e boa sorte !





terça-feira, 19 de julho de 2011

Em atenção à Amiga Fernanda Guadalupe ...

... levo a ela  , e à diversos seus Amigos as seguintes considerações a respeito do publicado no mural  do facebook , e comentado por muitas pessoas . As Igrejas são instituições humanas ...constituidas por seres puramente humanos . Discute - se se , e em que proporção  Deus as assiste em sua trajetória atravèz da história da humanidade . O Senhor Jesus foi entre nós, segundo os que nele creem , verdadeiro Deus e verdadeiro Homem ...ie seu corpo era humano , e sua alma divina ...semelhante à nossa em tudo exepto no pecado . Quando dizemos semelhante certamente dizemos que não é igual ,e jamais poderá ser uma vez que somos criaturas, e ele Um com o Criador ... O Pai como o chamava . Eu acho que tudo o que Jesus fazia será possível à nós humanos fazer um dia quando em fim a humanidade estiver salva , ie unida definitivamente ao Pai .sendo a vontade Deste feita na Terra como no Céu ( coração do Pai ). Ora , Ele multiplicou pães, e peixes ,em  duas oportunidades,  por compaixão dos que O seguiram para ouvir sua pregação em lugar distante  .Na ocasião convidou seus dicípulos a resolver a situação .. claro não podiam porque como nós estavam bem distantes de conhecer, e cumprir , a vontade do Pai . Assim é mais importante fazer- nos chegar lá  do que ficar alimentando os pobres famintos pelo desleixo de nossos corações duros , e da nossa índole preguiçosa  ( seria uma versão Divina do bolsa família posto em prática aqui no Brasil por quem descuida dos direitos básicos da cidadania ... não era a Missão do Messias ) Sua Missão, que foi cumprida ,era transformar - se em Eucaristia ... verdadeiro alimento para a humanidade possibilitando - nos chegar ao coração do Pai , e resolver todos os problemas que nos afligem . Poderemos um dia transformar água em vinho , e pedras em pão... mas não poderemos jamais , sem Sua ajuda , tansforma - los em Eucaristia  Resumindo a Missão da Igreja não é alimentar os pobres embora seja sinal de sua conversão sensibilizar -se com sua miséria, e fazer o que for possível , e razoável  para atende - los . Mas não desviar - se da sua Missão ...quem o fez aceitando 30 dinheiros para os pobres foi ...deixa pra lá,  pois certamente a Misericórdia do Senhor o socorreu ( segundo Sta Margarida Maria Alacoque Jesus teria lhe dito respondendo à sua perguna sobre Judas... que não diria nada para que Margarida não abusasse de sua Misericórdia ) Quem conhece a parábola do bom Samaritano sabe que estou em linha consistente com o Evangelho ... o bom Samaritano foi o único que socorreu o pobre coitado à beira da estrada .. mas seguiu em frente passando a bola para o estalajadeiro .Não é nossa obrigação corrigir o mundo , e sim estabelecer nele o Reino de Deus ... mas para isso, no minimo, nós devemos mover - nos por compaixão ... assim digo aos críticos : movam - se ! Deixem de lado as círiticas que são fáceis, e façam algo concreto , mesmo que quasi insignificante para a solução do problema  mas ... MOVAM SE DE COMPAIXÃO  pois isso é que importa afinal ! A indignação de vocês é atitude louvável mas ainda não é produto de um coração misericordioso, sinal de conversão . E , finalmente,  lembro que o bondoso Mestre nos avisa cheio de preocupação : ´´Não julgueis para não serdes julgados pois pelos mesmos critérios que julgardes serão vocês julgados ´´ Falou , abraços , e pra você Fernanda bjs .

ps : Lembro que o Vaticano é um Estado Independente (Pais ) e não pertence ao Papa  que não o pode vender assim sem mais nem menos  ... nem fazer como os políticos fazem ... mas deixa isso pra lá .

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Colaboração da Amiga Fernanda Guadalupe ...

... transcrita para esse Blog afim de partilhar com meus leitores .





Fernanda Guadalupe

‎"Por favor... cativa-me!

- Bem quisera, disse o principezinho, mas eu não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.

- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa nenhuma. Compram tudo pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os... homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!

- Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.

- É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto".



(E assim se celebrizou o verbo cativar, “apprivoiser” no original, tão difícil de conseguir como de traduzir).



Se a beleza duma obra não reside realmente no seu tema, se a arte não é apenas a recriação da beleza de acordo com os gostos e padrões de cada época, se a arte não é apenas um quadro com anjinhos a tocar alaúde, que significa?

Muitos tratados se escreveram, muitos métodos se ensinaram, haverá sempre muito caminho a percorrer e nada se esgotará nos quadros de Caravaggio nem no sorriso aprisionado da Mona Lisa.



Sinto que a emoção é parte da razão, e é na emoção que mora o motivo porque olho tão intensamente este desenho e ciosamente o possuo neste momento.



"Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estaria inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração... É preciso ritos.

- Que é um rito? perguntou o principezinho.

- É uma coisa muito esquecida também, disse a raposa. É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias; uma hora, das outras horas. Os meus caçadores, por exemplo, possuem um rito. Dançam na quinta-feira com as moças da aldeia. A quinta-feira então é o dia maravilhoso! Vou passear até a vinha. Se os caçadores dançassem qualquer dia, os dias seriam todos iguais, e eu não teria férias".



Em nome da segurança e das ideias convencionais, teremos que ver um anjo e um santo, um homem e uma mulher, com o aspecto que deveriam ter, distantes, dependurados em paredes ou encurralados em museus, metidos em Tês uns e outros Tês?



Não foram feitos para serem vistos, disputados, fazendo soltar olhos em vez de soltar línguas?



"Assim o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:



- Ah! Eu vou chorar.

- A culpa é tua, disse o principezinho, eu não te queria fazer mal; mas tu quiseste que eu

te cativasse...

- Quis, disse a raposa.

- Mas tu vais chorar! disse o principezinho.

- Vou, disse a raposa.

- Então não sais a lucrar nada.

- Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo".



Olho para aquele desenho, mais uma vez. Procuro descobrir o que é real e o que é imagem.

Mas não sei decifrar a sua arte, e muito menos sei se ela existe ou não. Só interessa a sua beleza, sem perceber as técnicas da sua geometria e das suas sombras. Interessa gostar. As técnicas do desenho são importantes como os ritos, mas não são o mais importante. Há alturas em que devemos arriscar gostar, mesmo sem os ritos.



Não é preciso entender tudo para se gostar, pois não?



FG - com texto de Saint Exupery - O Principezinho 
Gratos Fernanda !

terça-feira, 12 de julho de 2011

A Rosa da Saudade ...

... me foi generosamente oferecida por uma Amiga que muito estimo junto com vrsos de autor descohecido que publico junto com a flor para partilhar esse gesto com vocês ...

Saudade...  







Saudade é solidão acompanhada, é quando o amor ainda não


foi embora, mas o amado já...


Saudade é amar um passado que ainda não passou, é recusar um presente


que nos machuca, é não ver o futuro que nos convida...






Saudade é sentir que existe o que não existe mais...


Saudade é o inferno dos que perderam, é a dor dos que ficaram para trás,


é o gosto de morte na boca dos que continuam...


Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:


aquela que nunca amou.






E esse é o maior dos sofrimentos: não ter por quem sentir saudades,


passar pela vida e não viver.


O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.






(Autor desconhecido) 

Agora cativados ,e gratos à sua gnerosidade , lhe agradecemos de coração,  Maria de Lourdes Tomet  ,


O nosso carinho para você Maria  !

sábado, 9 de julho de 2011

O momento entre nós fala de pobres ...

...dizendo que devemos fazer opção preferencial por essa boa gente ... Religiões , e Estado, convergem nesse sentido ... mas a política , essa... bem é assunto para o outro blog ... aqui vamos usar o material fornecido pela Amiga Silvana Longen , e explicar a quem não entende , o porque dessa opção ter sido adotada pelas Religiões , e porque ela nasceu do coração do Senhor . Quanto ao que o Estado faz, e com ele muitos que se dizem religiosos , aqui vamos deixar pra lá . Vamos começar examinando como vivemos nos alheando  desses que são chamados de pobres ... e o são de verdade ... ei pessoal ! eles existem não são virtuais ... vejam com os olhos desse cidadão : Eu me sinto virtual  Pois é ...porque isso acontece ... nos somos imperfeitos ... então vamos fazer um exame de cosciência ... bem light para não nos entristecer , pois esse não é um bom objetivo , e sim nos ajudar a construir um mundo melhor para todos ... vejam ... e se conheçam :  O vocabulário da Vida  . Bem , mas nem tudo é perda ... para nos todos ... inclusive os pobres , O  Senhor criou o mundo cheio de sua beleza ... é de todos , inclusive deles ... será ... bem não podem fazer tourismo , mas sempre sobra um bom pedaço onde vivem . Mas vamos mostrar como o Senhor agiu , vejam : Odia em que Deus derramou sua Caixa de Tintas. Para não ficarmos na fantasia ,vamos olhar o mundo real lá de cima ... e cada um julgue, a justiça que nos nos impuzemos , no uso desse mundo , que é de todos , vejam : Olhando de cima 
Nossos agradecimentos à Silvana , querida Amiga ! 
Até mais , e grato pela atenção .

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Um texto incrível sobre a Amizade ...

... e um pps fora de série sobre o assunto ... Amizade . Segue em primeiro o texto com meus agradecimentos por mim e por vocês à Irmã Bernadete , Monja Concepcionista Franciscana :


A arte de envelhecer


Conta um jovem universitário que, no seu primeiro dia de aula, o professor se apresentou e pediu que todos procurassem conhecer alguém que não conheciam ainda.



Ele ficou de pé e olhou ao redor, quando uma mão lhe tocou suavemente no ombro. Deu meia volta e viu uma velhinha enrugada, cujo sorriso lhe iluminava todo seu ser.



Ela lhe falou sorrindo: "Oi, gato. Meu nome é Rose. Tenho oitenta e sete anos. Posso lhe dar um abraço?"



O moço riu e respondeu com entusiasmo: "Claro que pode!"



Ela lhe deu um abraço muito forte.



"Por que a senhora está na Universidade, numa idade tão jovem, tão inocente?" perguntou-lhe o rapaz.



Rindo, ela respondeu: "Estou aqui para encontrar um marido rico, casar-me, ter uns dois filhos, e logo me aposentar e viajar."



"Eu falo sério", disse seu jovem colega. "Quero saber o que a motiva a enfrentar esse desafio na sua idade."



Rose respondeu gentil: "Sempre sonhei em ter uma educação universitária e agora vou ter."



Depois da aula, ambos caminharam juntos, por longo tempo, e se tornaram bons amigos.



Todos os dias, durante os três meses seguintes, saíam juntos da classe e conversavam sem parar.



O jovem universitário estava fascinado em escutar aquela "máquina do tempo". Ela compartilhava com ele sua sabedoria e experiência.



Durante o curso, Rose se fez muito popular na Universidade. Fazia amizades onde quer que fosse.



Gostava de se vestir bem e se alegrava com a atenção que recebia dos outros estudantes.



Ao término do último semestre, Rose foi convidada para falar na festa de confraternização. Naquele dia, ela deu a todos uma lição inesquecível.



Logo que a apresentaram, ela subiu ao palco e começou a pronunciar o discurso que havia preparado de antemão. Leu as primeiras frases e derrubou os cartões onde estavam seus apontamentos.



Frustrada e um pouco envergonhada, se inclinou sobre o microfone e disse simplesmente:



"Desculpem que esteja tão nervosa. Não vou poder voltar a colocar meu discurso em ordem. Assim, permitam-me simplesmente dizer-lhes o que sei."



Enquanto todos riam, ela limpou a garganta e começou:



"Não deixamos de brincar porque estamos velhos; ficamos velhos porque deixamos de brincar.



Há alguns segredos para manter-se jovem, ser feliz e triunfar.



Temos que rir e encontrar o bom humor todos os dias.



Temos que ter um ideal. Quando perdemos de vista nosso ideal, começamos a morrer.



Há tantas pessoas caminhando por aí, que estão mortas, e nem sequer sabem!



Há uma grande diferença entre estar velho e amadurecer. Se vocês têm dezenove anos e ficam um ano inteiro sem fazer nada produtivo, se converterão em pessoas de vinte anos.



Se eu tenho oitenta e sete anos e fico por um ano sem fazer nada de útil, completarei oitenta e oito anos.



Todos podemos envelhecer. Não requer talento nem habilidade para isso. O importante é amadurecer, encontrando sempre a oportunidade na mudança.



Não me arrependo de nada. Nós, de mais idade, geralmente não nos arrependemos do que fizemos, mas do que não fizemos.



E, por fim, os únicos que temem a morte são os que têm remorso."



Terminou seu discurso cantando "A rosa". Pediu a todos que estudassem a letra da canção e a colocassem em prática em suas vidas.



Rose terminou seus estudos e, uma semana depois da formatura, morreu tranqüilamente, enquanto dormia.



Mais de dois mil estudantes universitários assistiram as honras fúnebres, para render tributo à maravilhosa mulher que lhes ensinou, com seu exemplo, que nunca é demasiado tarde para chegar a ser tudo o que se pode e deve ser.



* * *



O importante não é acumular muitos anos de vida, mas adquirir sabedoria em todos os momentos que os anos nos oferecem.



Afinal, envelhecer é obrigatório, amadurecer é opcional.



Pense nisso!

Agora o pps , desfrutem : Deus é Amor   Com Ele no coração tudo podemos !

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

terça-feira, 28 de junho de 2011

O Amigo Fernando contribue para esse Blog ...

... me fornescendo o texto que publico com imenso prazer

Preste atenção e reflita...










Um dia, quando eu era calouro na escola, vi um garoto de minha sala caminhando para casa depois da aula.



Seu nome era Kyle.

Parecia que ele estava carregando todos os seus livros.



Eu pensei:



'Por que alguém iria levar para casa todos os seus livros numa

Sexta-Feira?

Ele deve ser mesmo um C.D.F'!



O meu final de semana estava planejado (festas e um jogo de futebol com meus amigos Sábado à tarde), então dei de ombros e segui o meu caminho.



Conforme ia caminhando, vi um grupo de garotos correndo em direção a Kyle.



Eles o atropelaram, arrancando todos os livros de seus braços, empurrando-o de forma que ele caiu no chão.



Seus óculos voaram e eu os vi aterrissarem na grama há alguns metros de onde ele estava. Kyle ergueu o rosto e eu vi uma terrível tristeza em seus olhos.



Meu coração penalizou-se! Corri até o colega, enquanto ele

engatinhava procurando por seus óculos.



Pude ver uma lágrima em seus olhos. Enquanto eu lhe entregava os óculos, disse: 'Aqueles caras são uns idiotas! Eles realmente deviam arrumar uma vida própria'. Kyle olhou-me nos olhos e disse: 'Hei, obrigado'!



Havia um grande sorriso em sua face. Era um daqueles sorrisos que realmente mostram gratidão. Eu o ajudei a apanhar seus livros e perguntei onde ele morava.



Por coincidência ele morava perto da minha casa, mas não havíamos nos visto antes, porque ele freqüentava uma escola particular.



Conversamos por todo o caminho de volta para casa e eu carreguei seus livros. Ele se revelou um garoto bem legal.



Perguntei se ele queria jogar futebol no Sábado comigo e meus amigos. Ele disse que sim. Ficamos juntos por todo o final de semana e quanto mais eu conhecia Kyle, mais gostava dele.



Meus amigos pensavam da mesma forma.



Chegou a Segunda-Feira e lá estava o Kyle com aquela quantidade imensa de livros outra vez! Eu o parei e disse:



'Diabos, rapaz, você vai ficar realmente musculoso carregando essa pilha de livros assim todos os dias!'.



Ele simplesmente riu e me entregou metade dos livros. Nos quatro anos seguintes, Kyle e eu nos tornamos mais amigos, mais unidos. Quando estávamos nos formando começamos a pensar em Faculdade.



Kyle decidiu ir para Georgetown e eu para a Duke. Eu sabia que seríamos sempre amigos, que a distância nunca seria problema. Ele seria médico e eu ia tentar uma bolsa escolar no time de futebol. Kyle era o orador oficial de nossa turma. Eu o provocava o tempo todo sobre ele ser um C.D.F.



Ele teve que preparar um discurso de formatura e eu estava super contente por não ser eu quem deveria subir no palanque e discursar.



No dia da Formatura Kyle estava ótimo.



Era um daqueles caras que realmente se encontram durante a escola. Estava mais encorpado e realmente tinha uma boa aparência, mesmo usando óculos.



Ele saía com mais garotas do que eu e todas as meninas o adoravam!

Às vezes eu até ficava com inveja.



Hoje era um daqueles dias. Eu podia ver o quanto ele estava nervoso sobre o discurso. Então, dei-lhe um tapinha nas costas e disse: 'Ei, garotão, você vai se sair bem!'



Ele olhou para mim com aquele olhar de gratidão, sorriu e disse:



-'Valeu'!



Quando ele subiu no oratório, limpou a garganta e começou o

discurso:



'A Formatura é uma época para agradecermos àqueles que nos ajudaram durante estes anos duros. Seus pais, professores, irmãos, talvez até um treinador, mas principalmente aos seus amigos. Eu estou aqui para lhes dizer que ser um amigo para alguém, é o melhor presente que você pode lhes dar. Vou

contar-lhes uma história:'



Eu olhei para o meu amigo sem conseguir acreditar enquanto ele contava a história sobre o primeiro dia em que nos conhecemos. Ele havia planejado se matar naquele final de semana! Contou a todos como havia esvaziado seu armário na escola, para que sua mãe não tivesse que fazer isso depois que ele morresse e estava levando todas as suas coisas para casa.



Ele olhou diretamente nos meus olhos e deu um pequeno sorriso.

'Felizmente, meu amigo me salvou de fazer algo inominável!' Eu observava o nó na garganta de todos na platéia enquanto aquele rapaz popular e bonito contava a todos sobre aquele seu momento de fraqueza.



Vi sua mãe e seu pai olhando para mim e sorrindo com a mesma gratidão.



Até aquele momento eu jamais havia me dado conta da profundidade do sorriso que ele me deu naquele dia.



Nunca subestime o poder de suas ações. Com um pequeno gesto você pode mudar a vida de uma pessoa. Para melhor ou para pior.



Deus nos coloca na vida dos outros para que tenhamos um impacto, uns sobre o outro de alguma forma.



PROCURE O BEM NOS OUTROS!







AGORA VOCÊ TEM 2 OPÇÕES:



1) Passar esta história aos seus amigos ou;



2) Apagar este texto e agir como se ele não tivesse tocado o seu coração.





Como você pode ver, eu escolhi a primeira opção.



Esta mensagem mostra o quanto os meus amigos são importantes pra mim!

Para nos todos Fernando , muito gratos por essas belas palavras que sem dúvida são um estímulo para todos que buscam na Amizade um meio de realização como seres Humanos . Nesse caso emblemático ela foi essepcionalmente valiosa para ambos .














segunda-feira, 27 de junho de 2011

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Umbutu exemplo de Amizade que mostra...

como a sociedade corrompe as pessoas transformando - as em adversários e/ou inimigos . Contada com simplicidade a historinha que recebi da Amiga Maria de Lourdes Tonet contém uma terna lição de Amizade  Fica então partilhada com vocês essa lição tão comovente :

Fala Maria ,

.UBUNTU








A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu. Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho,teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva.



Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.



As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.



O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.



Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"



Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade,essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?



Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"



Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos...
















--

...um dia se aprende que podemos ir longe, muito mais longe do que possam pensar, mas quem a gente ama vai sempre com a gente!



..

terça-feira, 31 de maio de 2011

Já vos falei da nossa experiência ...

... de 48 anos de matrimônio feliz , enfrentando as dificuldades da vida em comum , mas as superando ... felizmente para nos ,e nossos filhos ! Essas palavras , que foram bem aceitas , as encontrareis usando o link a seguir : Com a Autoridade dos nossos 48 anos de Matrimônio

Hoje vos falo de algo que aprendi com minha grande Amiga Eliane de Moura Rodrigues em seu Blog Reflexão. La encontrei uma linda lenda dos Indios Sioux que narra como um velho Curandeiro ensinou  à dois jovem apaixonados que pediram conselho como proceder para que seu  Amor tivesse longa duração . A lenda transmite o ensinamento de que para durar  o Amor precisa de Liberdade para se expressar . Que essa Liberdade é o seu alimento ... o seu oxigênio  , sua vida ! Vejamos então a lenda :
Lenda dos indios Sioux








LIVRES PARA AMAR - A arte de viver juntos.


Conta uma lenda dos índios sioux que, certa vez, o guerreiro Touro Bravo e a bela Nuvem Azul chegaram de mãos dadas à tenda do velho curandeiro da tribo e lhe pediram:


- Nós nos amamos e vamos nos casar. Mas nos amamos tanto que queremos um conselho que nos garanta ficar sempre juntos, que nos assegure estar um ao lado do outro até a morte.


- Há algo que possamos fazer?


E o velho, emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse:


- Há o que possa ser feito, ainda que sejam tarefas muito difíceis. Você, Nuvem Azul, deve escalar o monte ao norte da aldeia apenas com uma rede, caçar o falcão mais vigoroso e traze-lo aqui, com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia.


- E você, Touro Bravo, deve escalar a montanha do trono; lá em cima, encontrará a mais brava de todas as águias. Somente com uma rede deverá apanha-la, trazendo-a para mim viva!


Os jovens se abraçaram com ternura e logo partiram para cumprir a missão.






No dia estabelecido, na frente da tenda do curandeiro sioux, os dois esperavam com as aves.






O velho tirou-as dos sacos e constatou que eram verdadeiramente formosos exemplares dos animais que ele tinha pedido.






- E agora, o que faremos? - os jovens perguntaram.






- Peguem as aves e amarrem uma à outra pelos pés com essas fitas de couro.






Quando estiverem amarradas, soltem-nas para que voem livres.






Eles fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros. A águia e o falcão tentaram voar, mas conseguiram apenas saltar pelo terreno. Minutos depois, irritadas pela impossibilidade do vôo, as aves arremessaram-se uma contra a outra, bicando-se até se machucar.


Então o velho disse:


- Lembrem-se sempre do que estão vendo, esse é o meu conselho.


- Vocês são como a águia e o falcão.


- Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se como também, cedo ou tarde, começarão a machucar um ao outro.


Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados.


Libere a pessoa que você ama para que ela possa voar com as próprias asas. Essa é uma verdade no casamento e também nas relações familiares, de amizade e profissionais.


Respeite o direito das pessoas de voar rumo aos seus próprios sonhos.


A lição principal é saber que somente livres as pessoas são capazes de amar.







FONTE DESCONHECIDA

Bom proveito , Amigos e Amigas , bye