Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pensamentos sobre a Amizade, e sobre o Amor , que ...

 ... retirei do mural do Facebook , onde chegou por gentileza da Amiga Cida  ... gostei , e como as condições estipuladas conferem , publico aqui , e no meu perfil . Cida , grato por essas tão belas palavras : 

Cida Souza

Dizem que amigos verdadeiros podem passar longos períodos sem se falar e jamais questionar essa amizade. Quando eles se encontram, independente do tempo e da distância, parecem que se viram ontem, e nunca guardam mágoas/rancor. Entendem que a vida é corrida, mas que você os amará PARA SEMPRE. Se você tiver pelo menos um amigo assim, copie isto e cole no seu mural, eles saberão quem são!!

Outra Amiga , Fernanda Guadalupe, publicou , no mesmo mural , palavras sobre Amizade e Amor . Não as retirei por que ambos não concordamos inteiramente com o escrito . Aqui  quero dizer sobre a minha divergência ...ligo Amor muito mais a destino . Explico : meu professor de Amor,  ensinou que devemos nos Amar uns aos outros como Ele nos Amou .. unindo seu destino ao nosso ,aceitando sua oferta de oferecer os nossos sofrimentos pelo irmão, junto com o dele, ao o Pai . Mas a humanidade ainda não compreendeu esse ensinamento ...Jesus ,o Mestre, pelo que sei , não falava de Amizade ...sòmente de Amor .
Sem a ajuda Dele nós chegamos perto, mas ficamos, quando muito, na Amizade ,que no auge se colore com a paixão, e fica parecida . Com Ele ,chegamos lá onde nos completamos, na sua Paixão , unindo destinos . Falta à humanidade esse suplemento de sentimento ...cuja carência nos coloca na encrenca que vivemos . Não desprezei as palavras publicadas pela Fernanda ... com as quais,  lembro ,  ambos não concordamos inteiramente ... pois são muito humanas , e como tal belas ! Seguem :

Fernanda Guadalupe



‎"Uma definição parcial da fronteira entre o amor e a amizade com a qual não concordo totalmente. Mas considero interessante, por isso creio que vale a pena ler. E partilho."- palavras da Ana Beatriz Silva, a quem pedi emprestado este post...


Fotos do mural   



A Fronteira Entre a Amizade e o Amor






Há na pura amizade um prazer a que não pode...m atingir os que nasceram medíocres. A amizade pode subsistir entre pessoas do mesmo sexo a diferentes, isenta mesmo de toda a materialidade. Uma mulher, entretanto, olha sempre um homem como um homem; e reciprocamente, um homem olha uma mulher como uma mulher; essa ligação não é paixão nem pura amizade: constitui uma classe aparte.


O amor nasce bruscamente, sem outra reflexão, por temperamento, ou por fraqueza: um detalhe de beleza nos fixa, nos determina. A amizade, pelo contrário, forma-se pouco a pouco, com o tempo, pela prática, por um longo convívio. Quanta inteligência, bondade, dedicação, serviços e obséquios, nos amigos, para fazer, em anos, muito menos do que faz, às vezes, num minuto, um rosto bonito e uma bela mão!






O tempo, que fortalece as amizades, enfraquece o amor. Enquanto o amor dura, subsiste por si, e às vezes pelo que parece dever extingui-lo: caprichos, rigores, ausência, ciúme; a amizade, pelo contrário, precisa de alento: morre por falta de cuidados, de confiança, de atenção. É mais comum ver um amor extremo que uma amizade perfeita.


O amor e a amizade excluem-se um ao outro. Aquele que teve a experiência de um grande amor descuida a amizade; e quem se esgotou na amizade ainda não fez nada para o amor.


O amor começa pelo amor, e só se passaria da mais forte amizade para um amor fraco. Nada se parece mais com uma viva amizade do que essas ligações que o interesse do nosso amor nos faz cultivar.






Jean de La Bruyére, in "Os Caracteres"Ver mais

De: Luís Galego
 O convívio com nossos semelhantes, seja conjugal , ou simples Amizade , carece de sofrer suas imperfeições ... do que,  sòzinhos,  somos pouco capazes ... então precisamos aprender a reza - los . Grato pela contribuição das duas Amigas para esse Blog da Amizade , bjs

Nenhum comentário: